Os primeiros passos de um Sindicato de lutas

No início da década de 1980, os ânimos dos trabalhadores estavam aguçados. O arrocho salarial, a inflação e as políticas econômicas equivocadas dos governos federal, estadual e municipal diminuíam ainda mais os fracos rendimentos dos trabalhadores. Além disso, as condições nos locais de trabalhos eram péssimas e as associações, embriões dos sindicatos, mal podiam exercer suas atividades em defesa de seus filiados por causa da repressão

Os metalúrgicos de São Bernardo do Campo, os bancários de São Paulo, os professores da rede estadual de ensino (Apeoesp), os rurais, os petroleiros, químicos, plásticos e muitas outras categorias de todo o País deram o pontapé inicial e detonaram o estopim da liberdade e autonomia sindical: fundaram a Central Única dos Trabalhadores e acenderam para sempre a chama da esperança de um mundo melhor. Foi nesse contexto que se destacou a luta dos trabalhadores públicos municipais.

O SINDISERVE

Últimas